sábado, 21 de junho de 2014

Congressos nacionais dos bancos públicos inauguram campanha salarial dos bancários 2014

A campanha salarial bancária já começou. Estamos na etapa de construção da pauta de reivindicação que será entregue à diretoria dos bancos e a FENABAN, no final de agosto. Esta pauta pode ser construída por qualquer bancário, mas para isso é preciso ficar atento as atividades estaduais e nacionais!

30o. Conecef

Você sabe o que é o Conecef?O Conecef é o Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal. Ele acontece todos os anos e este ano comemorou sua 30a. Realização. Neste congresso se define a pauta de reivindicação específica da CEF que será negociada no nosso dissídio.

Quem participa do Conecef?Qualquer empregado da Caixa Econômica Federal pode participar dos processos de construção da pauta de reivindicação. Aqui em Minas Gerais acontece um encontro estadual que elege 34 funcionários e 14 aposentados para o encontro Nacional. Todas as despesas são arcadas pelo sindicato e pela Apcef. Por incrível que pareca, estes encontros são pouco divulgados pelos sindicatos o que acaba tornando-os esvaziados.

Como foi 30o. Conecef?O 30o. Conecef aconteceu entre os dias 06 a 08 de junho. Lá se debateu a conjuntura no país, dados sobre o sistema financeiro e sobre a Caixa. Foram apresentadas teses com análise e propostas elaboradas por funcionários de todo o Brasil. O resultado foram propostas divididas nos temas: organização do movimento, papel social da CAIXA, saúde do trabalhador e condições de trabalho, Saúde Caixa, Funcef, aposentados, segurança bancária, jornada de trabalho, Sipon, isonomia, carreira, terceirização e contratação.

Participação do Movimento de Oposição Bancária de BH
Nós do Movimento de Oposição Bancárias de BH e de outras partes do Brasil participamos do Conecef para defendendo pautas como: resgate do papel social da CEF (com o fim das metas e do Programa Caixa + 10); melhoria do Saúde-Caixa (utilizando-se do superavit, ampliando a cobertura de médicos, a idade dos filhos e incluindo pais); auditoria na Funcef (dos últimos 15 anos); isonomia de direitos (entre pré e pós 98, com extensão do ticket aos aposentados, e com fim da descriminação dos empregados com Reg/Replan não saldado); reposição das perdas do período FHC, assim como a PLR linear para todos; aumento no número de participantes no congresso, e um calendário de lutas até setembro, mês da data base. Apesar de serem reivindicações necessárias para a mudança de condições de trabalho da categoria, estas propostas foram rejeitadas pelos sindicalistas da ArtBan (setor majoritário da CUT no congresso, incluindo o sindicato dos bancários de BH e Região).
Uma aprovação importante foi um encontro nacional de isonomia a realizar-se em agosto de 2014. Votamos também o apoio a greve dos metroviários, categoria que estava em luta naquele momento e aprovada por unanimidade no plenário. Por fim, diante do processo eleitoral em 2014 aprovou-se que a plataforma de reivindicações construída no Conecef será entregue aos candidatos presidenciáveis comprometidos com os trabalhadores. Porém lamentavelmente a bancada majoritária da Contraf/CUT, impôs aprovar apoio à candidatura de Dilma! Nós do movimento de oposição dentre outros bancários que acharam impositiva a atitude, recusaram-se a votar, retirando-se do plenário de votação.


O Conecef é um importante congresso da categoria, mas só definirá uma pauta que efetivamente defenda a categoria com a participação de mais bancários de base, que estão na ativa, no dia a dia do trabalho, e menos diretores sindicais comprometidos com o governo e os banqueiros



Carine (CEF), Joao (CEF), Maíra (BB), Monique (CEF) e Getulio (CEF) rumo aos encontros nacionais da CEF e do BB em SP

Delegados da oposição nacional nos congressos

0 comentários :

Postar um comentário