domingo, 27 de julho de 2014

Relato da Conferência Estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro


De 18 a 20 de julho deste mês ocorreu, no município de Caeté, a 16ª Conferência Estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. Neste encontro estiveram presentes bancárias e bancários de várias regiões de Minas Gerais. Apesar de aberto, infelizmente não houve muita presença de bancários de base, da ativa, independente dos sindicatos. Devido a pouca divulgação a maioria dos participantes eram diretores ou liberados sindicais.

Dentre os temas tratados no encontro, destacou-se o problema da terceirização e a necessidade de organizar a categoria para barrar o projeto de Lei 4330 que tramita no congresso; também foram abordados o problema da reestruturação produtiva nos bancos e a incorporação das novas tecnologias (que ainda causam insegurança sobre sua qualidade e o risco de causar desemprego). Um tema muito delicado que foi tratado de modo bastante esclarecedor no encontro diz respeito aos casos se suicídios, na qual a profissão de bancário é uma das mais atingidas. O Assédio moral e a condição das mulheres nos bancos também foram tratados.

Nós do Movimento de Oposição Bancária de BH e Região tivemos representações nos dois encontros. Levamos ao debate a necessidade de lutar pelas perdas salariais desde o período FHC, piso de DIEESE, PLR linear, fim das terceirizações e dos correspondentes bancários e negocial, fim das metas, fim das demissões, além do debate sobre estatização do sistema financeiro.

Ao final de inúmeros debates o encontro deliberou por propostas a serem encaminhadas à 16ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, realizada neste fim de semana, do dia 25 a 27 de Julho. Avaliamos que nossos dirigentes sindicais apresentaram, no encontro estadual, uma postura muito recuados na tarefa da negociação e que ainda encaram timidamente as possibilidades de mudanças, tão necessárias para os bancários. Para citar um exemplo, o debate sobre as perdas salariais no período FHC, ficaram de fora das reivindicações desta campanha salarial.

A conferência nacional vai finalizar a pauta que será encaminhada aos banqueiros e ao governo. Nesta conferência os bancários que organizam o MNOB – Movimento Nacional de Oposição Bancária – estarão presentes defendendo uma campanha forte e que lute por mudanças efetivas, como pela reversão de todos os ataque que nossa categoria sofreu nos últimos governos, desde 1996.

0 comentários :

Postar um comentário