segunda-feira, 21 de maio de 2012

I Congresso da CSP Conlutas é realizado com avanço em propostas


Recentemente, nos dias 27 a 30 de abril, em Sumaré (SP), aconteceu um importante evento que agrega setores diversos de trabalhadores em luta por seus direitos – o Congresso da CSP-Conlutas. Essa entidade, cujo nome ainda é desconhecido por muitos, é uma central sindical que surgiu como alternativa à CUT, já que esta vinculada ao partido político que hoje ocupa a presidência do país, em detrimento da defesa da luta trabalhista.
O Congresso reuniu cerca de 2.200 pessoas, de correntes e categorias diversas, dentre elas, bancários de todo o país. Contou com a presença de membros do MTST, operários de Belo Monte, bombeiros que fizeram greve no Rio de Janeiro e muitos outros representantes de movimentos sociais, além de 73 Convidados de Delegações Internacionais. O destaque do Congresso ficou para a extensão da democracia que todos os participantes poderiam se vangloriar de estar incluídos. As intervenções, tanto quanto as exposições de teses e manifestações de opiniões poderiam ser dadas por todos.
A finalização do evento se estendeu a uma participação dos ativistas no ato de 1º de maio na capital São Paulo, passeata organizada também pela CSP Conlutas que reuniu mais de 2 mil pessoas. Nos dias 02 e 03 de maio ainda ocorreu a Reunião internacional onde foi discutido as lutas estudantis no Chile; a resistência dos trabalhadores na Europa contra os ataques dos governos; as mais diversas lutas nos países da América Latina; a heróica luta do povo haitiano contra a ocupação militar da Minustah; a experiência do movimento sindical africano e o processo revolucionário no Egito. 
Nós da Oposição Bancária de BH e Região estávamos presentes! Entedemos que a importância de todos os acontecimentos listados se traduz nas propostas aprovadas por votação em plenária, que inclui um plano de lutas e unificação das campanhas salariais. Com as crises ocorridas em várias partes do mundo e a constante desaceleração da economia, temos ciência de que a luta precisa se fortalecer cada vez mais e a junção de todos esses movimentos é sem dúvidas benéfica para isso.  



0 comentários :

Postar um comentário