quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Agora é greve!


Com ampla maioria, a assembleia dos bancários de BH e região realizada nesta quinta-feira decidiu pelo início da greve no dia 19 de Setembro. É hora de cada bancári@ mostrar que sempre esteve na luta!

SOBRE O REAJUSTE SALARIAL 

A Fenaban não surpreendeu ao propor o índice de 6,1%. Enquanto as receitas e lucros dos bancos vão de vento em popa, há quase 20 anos, disseram que não seria possível avançar mais. É de se indignar!  Veja por que?

Em 2012, enquanto vários setores da economia brasileira indicavam desaceleração o Banco do Brasil teve a maior lucro da história dos bancos! (R$ 10 bilhões). A Caixa Econômica informou que obteve no primeiro semestre o maior em sua história. Já o Bradesco obteve ganhos de 18,8% sobre seu patrimônio. E o Itaú, 18,3%

O anuncio da queda dos juros nos bancos, escondeu o aumento das tarifas. De Janeiro a Agosto de 2012, houve aumento de até 191% em algumas tarifas bancárias. O campeão de aumentos foi o Bradesco, seguido pelo Banco do Brasil.

A população vem se endividando cada vez mais. Verificar-se um salto no crédito para a população, que saiu de 9% em 1995 para 45% do PIB em 2010. Especialmente o crescimento econômico que se registrou nos dois mandatos do Lula se deveu, em boa parte, a um salto no endividamento generalizado da população. 

Em contraposição aos lucros dos banqueiros que aumentam semestre após semestre, a realidade no dia a dia dos bancários é cada vez pior: 

As metas e o assédio só aumentam; não temos número de funcionários suficiente para suprir a demanda de trabalho; a hora extra mais banco de horas vem se tornando realidade imposta para muitos de nós; 

Não há respeito aos intervalos ou mesmo às férias; as ameaças de perda de função e demissões (nos bancos privados) são cotidianas, tornando o ritmo de trabalho tenso e muitas vezes prejudicial à saúde.

E como se tudo isso fosse pouco, os bancários ainda hoje amargam perdas salariais de vinte anos. Uma defasagem salarial gigantesca se comparada ao lucro dos bancos nesse período.

Participe das lutas e mobilizações!
contato: oposicaobancariabh@yahoo.com.br

0 comentários :

Postar um comentário