quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Após FENABAN, BB solta sua proposta!


O Banco do Brasil S.A. apresentou há pouco sua contraproposta à Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação - CEBNN/CONTEC. Para as claúsulas econômicas, o índice de reajuste proposta é o mesmo da FENABAN. Ou seja, reajuste de 8,5% no auxílio refeição e alimentação e 7,5%, para as demais verbas.
Confira a íntegra da contraproposta do BB:
PROPOSTA DO BB PARA ACT 2012/2013
1.    Reajuste de 8,5% no vale alimentação e refeição;
2.    Reajuste de 7,5% para as demais cláusulas financeiras; e,
Em vista da proposta de acordo coletivo de trabalho para 2012/2013, apresentada pela CONTEC em mesa de negociação específica como Banco do Brasil, apresentamos nossa proposta com vistas ao fechamento da campanha salarial.
1.    ATENDENTES CABB:
1.1.        UNIFICAÇÃO DAS COMISSÕES:
O Banco propõe unificar as comissões ATENDENTES B e A, em comissão a ser denominada ATENDENTE, cujo Valor de Referência – BR será de R$ 2.554,20.
1.2.        REDUÇÃO DA TRAVA PARA CONCORRÊNCIA:
O Banco propõe reduzir para 12 meses o período mínimo a cumprir para concorrência.
2.    PCR:
2.1.        CAIXA EXECUTIVO – PONTUAÇÃO:
O Banco propõe incluir o exercício da função CAIXA EXECUTIVO na pontuação da carreira de Mérito (M) do PCR, à razão de 0,5 ponto por dia de exercício na função, retroativo a 2006.
3.    NÍVEL INICIAL DE CARREIRA A – PROMOÇÃO:
3.1      O Banco propõe novo piso (A2) para a carreira após 90 dias no salário inicial (A1), garantindo-se a ascensão para A2 aos funcionários A1 com mais de 90 dias na carreira.
4.    AUSÊNCIAS AUTORIZADAS – FALECIMENTO DE ENTEADOS:
4.1      O Banco propõe incluir entre as hipóteses de ausências autorizadas – LUTO, o falecimento de enteados.
5.    PLR - CRITÉRIOS DE DISTRIBUIÇÃO
5.1      O Banco propõe a manutenção do modelo ACT 2011/12, garantindo que nenhum escriturário receberá menos que o valor do Módulo Básico da FENABAN (CCT 2012/13), e que nenhum comissionado receberá menos que o valor pago aos caixas executivos.
6.    COMISSIONADOS – JORNADA DE TRABALHO DE 6 HORAS:
6.1      O Banco propõe a implantar até janeiro/2013, novo plano de comissões com jornada de 6 horas para determinados cargos comissionados.
6.2      O Banco propõe a instalação de Comissão de Conciliação Voluntária – CCV para analisar propostas de acordo individual sobre o tema, tão logo implantado o plano.
6.3      Os sindicatos que aderirem ao acordo macro da CONTEC se comprometem a suspender por 180 dias, contados da implantação do novo modelo, as ações judiciais coletivas e plúrimas promovidas pelos sindicatos relativas às comissões do novo plano, independentemente da fase processual.
7.    SACR:
7.1      CONCORRÊNCIA DE COMISSIONADOS A REMOÇÃO
O Banco propõe permitir ao comissionado concorrer a remoção sem necessidade de dispensa da comissão.
7.2      PREENCHIMENTO DE VAGAS DE ESCRITURÁRIOS
            O preenchimento de vagas de escriturários em todas as dependências do Banco por remoção automática – SACR ou por nomeação de concursados.
8.    VERBA GRATIFICAÇÃO SEMESTRAL – INCORPORAÇÃO:
8.1      O Banco propõe a incorporação da GS em todas as verbas em que atualmente há incidência, para simplificar a folha de pagamento sem nenhum prejuízo salarial ao funcionário.
9.    CESSÃO DE DIRIGENTES SINDICAIS:
9.1      O Banco propõe ceder dirigentes sindicais respeitando a proporção de 1 dirigente por grupo de 550 funcionários na base da CONTEC.
9.2      O Banco propõe manter na vigência do ACT 2012/13 o número atual de cedidos, enquanto perdurarem os respectivos mandatos, não sendo permitida a substituição enquanto não alcançada a proporcionalidade de 1/550.
10. MANUTENÇÃO DE CLÁUSULAS ACT 2011/12:
10.1    O Banco propõe a manutenção de todas as cláusulas contratuais coletivas que não foram objeto de alterações na presente proposta.

0 comentários :

Postar um comentário